domingo, 4 de outubro de 2009

Arianismo

“Um Cristianismo mais Humano”

Vão dizer que o arianismo foi uma das primeiras heresias cristãs, mas por que heresia? Para poder responder esta pergunta temos que entender o que Ário estava propondo. Tudo começou em Alexandria que tinha como bispo Alexandre, este que começou a entrar em desacordo teológico com um presbítero chamado Ário, e o ponto principal deste debate é se o Verbo (Jesus) era divino ao apenas humano, se foi criado ou gerado pelo Pai, se era coeterno com Ele. Enquanto Ário dizia que o Verbo tinha sido criado por Deus, mesmo que antes de toda a criação, mas para Ário ele foi criado. Alexandre defendia o contrário, que o Verbo sempre existiu junto ao pai, pois Ele era divino e por ser divino não poderia ser uma criação. A igreja nesse momento se ver entre a cruz e o punhal, se a teologia de Ário prevalecesse à igreja teria de negar a divindade do verbo e de “brinde” a de Jesus que passaria a ser apenas um homem, não mais adorado, não mas Deus, mas um exemplo de como viver, um protótipo de um novo ser humano; mas se a de Alexandre prevalecesse como foi o caso, a “igreja viveria como vive uma esquizofrenia”, como eu gosto de chamar a um “cristianismo esquizofrênico” a onde temos um Deus que é Pai e um Deus que é filho que são a mesma pessoa e que nós não podemos negar a existência de nenhum dos dois mesmo sabendo que são um, mas, porém dois, e isso por que nem falei do Deus que é Espírito, para muitos não se poder nem terminar a oração em nome de Deus, por que se não Deus não recebe, tem que ser em nome de Jesus, e tudo isso sem que poder negar é claro que somos monoteístas. Calma! Vamos voltar aos nossos dois protagonistas, o conflito entre eles dois ficou público Alexandre dotado de autoridade como qualquer outro ser humano lançou mão dela, condenou as doutrinas de Ário e o destituiu de seus cargos na igreja de Alexandria, mas para o azar de Alexandre, Ário não estava só, como Justo Gonzalez relata no seu livro “A era dos Gigantes” muitos bispos vieram apoiar Ário, assim como muitos outras pessoas, começou a haver manifestações públicas, o povo marchava pelas ruas gritando as máximas teológicas de Ário, agora reflita comigo: se muitos bispos e boa parte do povo estava com Ário, então como sua teologia foi condenada como herética, será a “vontade de Deus”, ou influência de alguns homens junto ao imperador? Imperador esse que é um velho conhecido nosso, Constantino que tinha um “conselheiro” em assuntos eclesiásticos que atendia pelo nome de Ósio de Cordoba (Bispo), que é enviado pelo imperador para evitar um cisma generalizado que dividisse a igreja oriental. Ósio quando chega em Alexandria se depara com algo maior do que ele esperava, e como dizem as más línguas, Ósio tinha um inclinação para a teologia de Alexandre, e percebeu que os argumentos de Ário eram um tanto quanto verdadeiros e muito persuasivo, usou de sua influência junto a Constantino para convocar um concílio, o famoso concílio de Nicéia. Onde só Bispos poderiam participar, como é de conhecimento nosso, Ário não era bispo por isso não poderia defender sua teologia nesse concílio, mas Eusébio de Nicomédia faria isso por ele, vão me dizer que Eusébio representou Ário maravilhosamente bem, mas acredito que não há ninguém melhor do que a própria pessoa para defender suas idéias, mas tudo bem, pois acredito também que o final desse concílio estava previsto mesmo antes de começar, “se é que vocês me entendem”. Mesmo antes de Eusébio terminar sua exposição foi tirado aos gritos de blasfêmia heresia e etc... e toda a doutrina ariana foi condenada como herética e anátema. Os que condenaram as doutrinas arianas afirmavam que elas afetava todo o plano da salvação (mexesse com tudo menos com a salvação) que Deus tinha para o homem. Mas para os arianos era a de Alexandre que distorcia o plano da salvação, pois se Jesus Cristo não era realmente um ser humano mas um ser divinizado, portanto seu ato de salvação em nosso favor não era uma vitória completa pois venceu por que era Deus, Para Ário seguir a Jesus deveria ser algo espontâneo, como foi o de Jesus ao fazer a vontade do Pai espontaneamente como homem, não por que era Deus. A falta que temos hoje de um Jesus mais humano e menos divino é enorme pois as pessoas não olham tanto para o Jesus como homem mas, como Deus e isso, nos distancia do que Jesus realmente quis com sua vida, que não foi se mostrar como Deus, mas, homem para nos ensinar a ser pessoas melhores, preocupadas não com um mundo espiritual no qual não vivemos, mas com olhos abertos para o mundo em que vivemos, preocupados com a realidade que nos cerca, mas o arianismo é apenas mais um cristianismo entre tantos que foi derrotado.

Sabemos que , o que um concílio decidiu nunca foi aceito por todos, os arianos continuaram em cena, foram alguns vezes ao poder caíram novamente e assim sucessivamente.

O problema da igreja é Cristo, a solução é Jesus”

Vandecir Junior.
Aluno do 5º período de teologia do SETBAL

Um comentário:

  1. O Arianismo em parte se confunde com o tema do Jesus historico, que para mim nasce no desejo humano de criar um Deus ou um cRisto que satisfaça a ambição e o desejo de uma menoria que detem o poder em qualquer que seja a época.
    A tentativa podemos dizer que sangrenta do clero em esconder um Jesus humano é vergonhosa através dos tempos, sim porque a mensagem de Jesus tenho cada vez mais convicção veio para mudar o mundo, seu exemplo de vida vai de encontro ao interesse do poder humano, o problema de Alexandre e Constantino contra Ario não era definitivamente se Jesus foi criado por Deus ou não, mas que tornar Cristo um ser criado por Deus, que se é o pai nada mais logico de te-lo criado torna Jesus o que diga-se de passagem o que Ele realmente foi nesta terra, homem, que padesseu de dores como qualquer um de nós, sim pois esse foi o propósito, pois não faria sentido em forma de Deus sofrer até porque seria um sofrimento surreal, mas isso abriria espaço para discurções e com certeza o enfraquecimento e a manipulação do clero justificando Cristo para seus mandos e desmandos.

    ResponderExcluir